A soya train pulled by two G.E. Dash-9 diesel-electric locomotives (and a C-30-7 locomotive as a helper at the tail of the train) passing by the São Carlos station in the morning of June 2, 2003. Photo shot by Antonio Augusto Gorni, from São Vicente, SP:

Há exatamente 25 anos eu não pisava no sagrado solo da estação de São Carlos. Ainda ontem ouvi minha tia contar da sua sensação ao mudar para a cidade, de como ela ficou espantada com o movimento de bondes, carros e carroças ao sair da estação com a família, em 23 de agosto de 1943, chegando de Dobrada...

Fui fazer uma palestra aos alunos do curso de Engenharia de Materiais e aproveitei pra levar meus pais e fazer uma visita aos parentes. Mas usei parte da manhã para algumas atividades ferroviárias.

A estação está bem conservada, virou museu municipal. Obviamente fiz um belo raid. Mas o pátio é uma tristeza só, mato, mato, mato e vagões velhos, a eletrificação destruída, as torres de iluminação sem qualquer holofote. De noite deve ser um breu danado.

Estava eu justo no ponto onde embarcávamos nos carros Pullman dos trens para São Paulo, na extremidade sul da estação, quando ouvi repentinamente um apito ao longe. Velhos circuitos neuronais se ativaram em minha mente, o coração disparou: será que é o velho e bom trem R puxado por uma V8? Mas não, o delírio sebastianista não durou um segundo, não houve clarão no céu, a terra não tremeu, não soou nenhuma trilha sonora com corais à la Cecil B. de Mille em tom apoteótico de revelação... Era um mero sojeiro tracionado por duas Dash-9 e uma C30-7 na cauda. Mas fotografei as Dash-9 assim mesmo - afinal, dentro em pouco elas não mais circularão em SP e serão mais uma saudade das ferrovias paulistas. É mole ou quer mais? Depois dessa, fui para minha palestra ouvindo Maggie's Farm com o volume à toda...



Return to The C.P. Broken Dream Main Page.

© Antonio Augusto Gorni